sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

11 e 13 MARÇO | ENTRE NÓS E AS PALAVRAS // COM PEDRO LAMARES

ENTRE NÓS E AS PALAVRAS // COM PEDRO LAMARES 11 e 13 MARÇO
Sedes de Agrupamentos Escolares

Recital que assenta principalmente na poesia em língua portuguesa, focado principalmente no século XX e XXI, de Pessoa até hoje, mas revisitando Camões e Gil Vicente. Pedro Lamares tenta desmistificar a relutância que a maioria das pessoas (não só os adolescentes) têm em relação à poesia. Lê poemas, conta histórias sobre os autores ou sobre a forma como fez a aproximação a esses textos.
Segue-se um momento de debate, com perguntas da plateia que podem ter a ver com a poesia, as escolhas do recital, o ofício de ator, ou o que surgir espontaneamente.

Produção, difusão e promoção Companhia Nacional de Espectáculos



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

21 MARÇO | 21H30 DIA MUNDIAL DA POESIA

UM SECRETO REGRESSO
por JACARANDÁ // COM ANA DIAS E PEDRO LAMARES

Dia Mundial da Poesia
21 MARÇO // 21H30
Casa da Criatividade

A música e a palavra dita - um encontro antigo, por vezes feliz, sempre delicado. Um ator, encenador e dizedor de poesia, vindo da música. Uma harpista, compositora e estudante de guitarra portuguesa, vinda da literatura. Chamam-lhe Jacarandá, como o voo violeta que todos os anos invade Lisboa num assomo de beleza efémera. É feito das cordas da harpa, da guitarra e da voz. Delicado como a beleza, com uma boa margem de improviso, como a vida. Apresentam-se para um secreto regresso aos lugares interiores, pela mão de Al Berto, poeta de ambos. Debruçados para o outro lado do espelho, na esperança que a palavra mar, faça o mar todo entrar pela janela.

Pedro Lamares (voz) | Ana Isabel Dias (harpa, guitarra portuguesa e kalimba).

Um projeto CASCA DE NOZ
Produção, difusão e promoção: Companhia Nacional de Espectáculos

BILHETES
Torre da Oliva » 256 200 204
Junta de Freguesia | Paços da Cultura » 256 200 541
Worten // FNAC // CTT



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

15 MARÇO | 21H30| SERÃO POÉTICO // COM TOZÉ BRITO E INÊS MENESES

SERÃO POÉTICO // COM TOZÉ BRITO E INÊS MENESES
Moderado por José Fanha e Paulo Condessa

15 MARÇO // 21H30
Casa da Criatividade

A noite mais aguardada da Poesia à Mesa reúne este ano, no mesmo palco, a dupla constituída pelo cantor, letrista, compositor e produtor Tozé Brito e a jornalista e radialista Inês Meneses.
O Serão Poético será pleno de palavras, poesia e música, numa noite informal moderada por José Fanha e Paulo Condessa.

BILHETES
Torre da Oliva » 256 200 204
Junta de Freguesia | Paços da Cultura » 256 200 541
Worten // FNAC // CTT



14 MARÇO | 21H30 | POETIZANDO // COM RITA TABORDA DUARTE

POETIZANDO // COM RITA TABORDA DUARTE
Moderação por José Fanha

14 MARÇO // 21H30
Biblioteca Municipal

Um encontro entre amigos. José Fanha convida Rita Taborda Duarte, escritora, crítica literária e professora, para uma amena conversa a propósito da poesia e da vida dos poetas.
Entrada gratuita.


8 MARÇO | 16H00 | PEREGRINAÇÃO POÉTICA

PEREGRINAÇÃO POÉTICA na Oliva Creative Factory e Centro de Arte Oliva

Assumindo-se como o maior momento de envolvimento comunitário do Festival Poesia à Mesa, a Peregrinação Poética contará com a presença de diversos grupos culturais, escolares e associativos da cidade, sob a direção artística de Marcantonio Del Carlo. A iniciativa contará ainda com a participação de João Reis e os poetas Rosa Oliveira e João Pedro Mésseder (homenageados nesta edição).

Grupos e associações participantes: A Bem dizer, Associação Cultural Luis Lima, Associação de Jovens Ecos Urbanos, APROJ, CERCI, Fugas Poéticas, TOJ e Universidade Sénior.




6 MARÇO | ALTERNATIVA À 5INTA

EU FUI SILÊNCIO // COM ANA DEUS & MARTA ABREU

Alternativa à 5inta
6 MARÇO // 21H30
Casa da Criatividade

Performance musical a partir de poemas de várias autoras que, apesar da censura, silenciamento desprezo com que à época foram brindadas, lutaram para que a sua voz fosse ouvida. Leituras ou canções na voz de Ana Deus sobre ambientes eletrónicos de Marta Abreu. Poemas de Natália Correia, Judith Teixeira, Maria Teresa Horta, Maria Almira Medina, Adelaide Monteiro, entre outras.

BILHETES
Torre da Oliva » 256 200 204
Junta de Freguesia | Paços da Cultura » 256 200 541
Worten // FNAC // CTT



1 a 23 MARÇO | CONCURSO POESIA NA CORDA

O habitual “estendal de poemas” será exposto em locais públicos: Biblioteca Municipal, Mercado Municipal, Centro Coordenador de Transportes, Centro Comercial 8.ª Avenida, Biblioteca da Junta de Freguesia, Oliva Creative Factory, Sanjotec e fábricas aderentes ao Turismo Industrial.

Este ano, poderá concorrer com poemas em texto ou áudio (mp3).
O Concurso é uma iniciativa conjunta da Biblioteca Municipal e da Associação de Jovens Ecos Urbanos, e tem como objetivo incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa, promovendo a inclusão de todas as pessoas.



23ªEDIÇÃO DO FESTIVAL LITERÁRIO POESIA À MESA - PROGRAMA

A 23.ª edição do festival Poesia à Mesa transforma São João da Madeira num imenso palco de palavras, onde a poesia ganha vida nos mais diversos cenários do quotidiano.

De 1 a 23 de março, o festival celebra a poesia de seis grandes nomes da poesia: Carlos Eurico da Costa, Conceição Lima, Francisca Camelo, João Luís Barreto Guimarães, João Pedro Mésseder e Rosa Oliveira e a poesia irrompe no inesperado, tornando-a parte da nossa cidade.

Consulte o programa e deixe-se envolver pela Poesia!




segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

1 MARÇO | 16H00 | APRESENTAÇÃO DO LIVRO // A GRAMÁTICA DAS IMAGENS

A Biblioteca Municipal recebe a apresentação do livro de poesia "A Gramática das Imagens", de Margarida Negrais, acompanhada de um manifesto musical dedicado à sua poesia, interpretado pela violoncelista Fátima Neto.

A sessão será conduzida por Cristina Marques, professora e crítica literária.


FESTIVAL LITERÁRIO POESIA À MESA 1 » 23 MARÇO 2025

A 23.ª edição do festival Poesia à Mesa transforma São João da Madeira num imenso palco de palavras, onde a poesia ganha vida nos mais diversos cenários do quotidiano.

De 1 a 23 de março, a cidade celebra a poesia de seis grandes nomes da literatura de língua portuguesa: Carlos Eurico da Costa, Conceição Lima, Francisca Camelo, João Luís Barreto Guimarães, João Pedro Mésseder e Rosa Oliveira.

Desde restaurantes a fábricas, de lares a escolas, de espaços públicos a espaços culturais, a poesia irrompe no inesperado, aproximando-se das pessoas e tornando-se parte da cidade. Impressa em aventais, toalhetes, receituários e lápis, a palavra ganha fôlego, ecoando para além das páginas dos livros.

O Festival divulga um conjunto de poetas e as suas obras, desde 2003, provocando o encontro com o público através de ações de poesia dita, cantada, exposta, trabalhada, conversada e até pendurada na corda.


Na tarde de 1 de março, a Biblioteca Municipal recebe a apresentação do livro A Gramática das Imagens, de Margarida Negrais, acompanhada de um manifesto musical dedicado à sua poesia, interpretado pela violoncelista Fátima Neto. A sessão será conduzida por Cristina Marques, professora e crítica literária.

Na noite de 6 de março, a Casa da Criatividade acolhe uma Alternativa à 5inta dedicada à poesia. Eu Fui Silêncio, uma performance musical a partir de poemas de várias autoras que, apesar da censura, silenciamento e desprezo com que à época foram brindadas, lutaram para que a sua voz fosse ouvida.
Leituras ou canções na voz de Ana Deus sobre ambientes eletrónicos de Marta Abreu. Poemas de Natália Correia, Judith Teixeira, Maria Teresa Horta, Maria Almira Medina, Adelaide Monteiro, entre outras.

“Sábados em Família”, no dia 8 de março, uma sessão de leitura e oficina criativa para famílias a partir do livro Versos quase Matemáticos, de João Pedro Mésseder.

Assumindo-se como o maior momento de envolvimento comunitário do Festival Poesia à Mesa, a “Peregrinação Poética” contará este ano com a direção artística de Marcantonio del Carlo e a participação especial do ator João Reis, e dos poetas Rosa Oliveira e João Pedro Mésseder. A iniciativa está prevista para o espaço público da cidade, no dia 8 de março, pelas 16h00.

Poetizando junta Rita Taborda Duarte a José Fanha, numa amena conversa de amigos sobre a poesia e a vida dos poetas, na Biblioteca Municipal, no dia 14 de março, pelas 21h30.

A noite mais aguardada da Poesia à Mesa reúne este ano, no mesmo palco, a dupla constituída pelo cantor, letrista, compositor e produtor Tozé Brito e a jornalista e radialista Inês Meneses. O Serão Poético será pleno de palavras, poesia e música, numa noite conduzida por José Fanha e Paulo Condessa, de 15 de março, na Casa da criatividade

Num momento de convívio e partilha de poesia, a Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses será conduzida pela professora e crítica literária Cristina Marques, no fim de tarde do dia 19 de março. Uma iniciativa que pretende valorizar e fortalecer os laços entre os autores de poesia locais.

A Casa da Criatividade recebe o espetáculo “Um secreto regresso” por Jacarandá com a participação de Pedro Lamares e Ana Dias (harpa, guitarra portuguesa e kalimba), pelas 21h30.

O Município estabeleceu uma parceria com a produtora A Palavra para o projeto Voz - O Poder da Palavra, um concurso nacional de eloquência e oratória para jovens dos 15 aos 25 anos. O objetivo é valorizar a oratória, incentivar a escrita criativa e revelar novos talentos. S. João da Madeira acolherá uma eliminatória regional nos dias 22 e 23 de março, proporcionando formação em escrita, oratória e performance, orientadas por Maria Giulia Pinheiro e Maria Caetano Vilalobos. Serão apurados finalistas para a etapa nacional, em Oeiras.
Inscrições até 9 de março (www.apalavra.pt).

No dia 22 de março, destacamos o tão aguardado lançamento do livro Poesia à Mesa 2003-2023 que faz uma ronda pelas várias edições do festival compilando memórias gratificantes de um festival maior.

Da programação, destacam-se ainda as Oficinas Poéticas nas escolas, para celebrar o grande poeta Luís de Camões, com Rita Sineiro; Pedro Lamares leva “Entre Nós e as Palavras” às sedes de agrupamento; o Concurso de Poesia na Corda, em parceria com os Ecos Urbanos e com novos estendais poéticos quer pela cidade quer pelas fábricas.
Irrompendo o quotidiano dos cidadãos: a Poesia no Restaurante proporcionará degustações poéticas pelas vozes de Paulo Condessa, José Fanha, Mariana Amorim e Filipa Gomes; e a Poesia na Fábrica que proporcionará momentos de recriação artística com atuações poéticas para os trabalhadores fabris da cidade.

Está também prevista a circulação dos receituários médicos: Tome um poema pela sua saúde pelo Centro de Saúde e farmácias, um momento de Stand Up Poetry na Cerci e Poesia no Lar por Paulo Condessa, demonstrando que este festival procura ir ao encontro de todos os públicos.

Por fim, no espaço público ficará também registada a presença da poesia através de intervenções artísticas no espaço urbano – caixas da EDP, e um mural dedicado aos 500 anos de Luís de Camões.



22 E 23 MARÇO | VOZ - O PODER DA PALAVRA - CONCURSO NACIONAL DE ESCRITA, ELOQUÊNCIA E ORATÓRIA

VOZ - O PODER DA PALAVRA
Concurso Nacional de Escrita, Eloquência e Oratória | Fase Regional

S. João da Madeira acolherá uma eliminatória regional nos dias 22 e 23 de março, proporcionando formação em escrita, oratória e performance com Maria Giulia Pinheiro e um showcase de Maria Caetano Vilalobos.

O objetivo consiste em valorizar a oratória, incentivar a escrita criativa e revelar novos talentos.
Público-alvo: jovens dos 15 aos 25 anos de idade.

Inscrições até ao dia 9 de março através do site www.opoderdapalavra.pt/

Uma parceria com a produtora @apalavra.pt, no âmbito da programação do Festival Poesia à Mesa.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA - POESIA À MESA

A conferência de imprensa de apresentação da 23ª edição do Festival Literário Poesia à Mesa decorreu esta segunda-feira, na Biblioteca Municipal.

De 1 a 23 de março, o festival transforma São João da Madeira num imenso palco de palavras, onde a poesia ganha vida nos mais diversos cenários do quotidiano.

Este ano, a cidade celebra a obra de seis grandes nomes da literatura de língua portuguesa: Carlos Eurico da Costa, Conceição Lima, Francisca Camelo, João Luís Barreto Guimarães, João Pedro Mésseder e Rosa Oliveira.

Destaca-se a Peregrinação Poética, que este ano conta com a direção artística de Marcantonio del Carlo e a participação especial do ator João Reis e dos poetas Rosa Oliveira e João Pedro Mésseder.
No Serão Poético, a palavra, a poesia e a música cruzam-se numa noite especial com Tozé Brito – cantor, letrista, compositor e produtor – e a jornalista e radialista Inês Meneses.

A Casa da Criatividade recebe Eu Fui Silêncio, com Ana Deus e Marta Abreu, numa sessão integrada na Alternativa à 5inta, assim como o espetáculo de celebração do Dia Mundial da Poesia – Um Secreto Regresso, por Jacarandá, com a participação de Pedro Lamares e Ana Dias (harpa, guitarra portuguesa e kalimba).

Nos dias 22 e 23 de março, São João da Madeira acolhe uma eliminatória regional do projeto VOZ – O Poder da Palavra, um concurso nacional de eloquência e oratória dirigido a jovens dos 15 aos 25 anos.
Da programação destacam-se ainda as oficinas poéticas nas escolas, a poesia nos restaurantes, fábricas e lares, e o concurso Poesia na Corda.










ROSA OLIVEIRA

Rosa Oliveira
[Viseu, 1958 - ]

É professora no ensino superior politécnico. Publicou os ensaios Paris 1937 (Expo98, 1996) e Tragédias Sobrepostas: Sobre «O Indesejado» de Jorge de Sena (Angelus Novus, 2001).
Cinza, o seu primeiro livro de poesia (2013), foi galardoado com o Prémio PEN Clube Primeira Obra. Tardio, (2017) obteve o Prémio Literário Fundação Inês de Castro. Errático foi publicado em 2020. Tem poemas editados em publicações literárias, revistas on line, sites de poesia e ainda em antologias nacionais e estrangeiras. Publicou Desvio-me da Bala que Chega Todos os Dias em 2021.



JOÃO PEDRO MÉSSEDER

João Pedro Mésseder
[Porto, 1957 - ]

Nome literário de José António Gomes, doutorado em literatura portuguesa (FCSH, UNL, 2003), professor do ensino superior, crítico literário e investigador. Venceu vários prémios literários, nos âmbitos da poesia e da escrita para a infância. Em 2023, Medalha de Mérito Municipal da Câmara do Porto. Além de livros e antologias, tem artigos publicados em Portugal e no estrangeiro. Obras publicadas no Brasil, algumas traduzidas para galego e castelhano.



JOÃO LUÍS BARRETO GUIMARÃES

João Luís Barreto Guimarães
[Porto, 1967 - ]

Além de poeta e tradutor é médico, e publicou o seu primeiro livro em 1989. Entre as diversas obras editadas destacam-se as premiadas: Mediterrâneo (2016, Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa e Willow Run Poetry Book Award, EUA); Nómada (2018, Prémio Livro de Poesia do Ano Bertrand e Prémio Literário Armando da Silva Carvalho Movimento (2020, Grande Prémio de Literatura DST).
A sua obra está publicada em Espanha, França, Chéquia, Itália, Polónia, Egito, Grécia, Sérvia, Finlândia, Croácia, Macedónia, Brasil e EUA. Recebeu o Prémio Pessoa em 2022.



FRANCISCA CAMELO

Francisca Camelo
[Porto, 1990 - ]

É poeta e diseuse. Tem poemas espalhados em diversas antologias e revistas, sobretudo em Portugal e na América Latina, tendo sido traduzida em vários países europeus. Lançou os livros “Cassiopeia” (Apuro Edições, 2018); “Photoautomat” (Enfermaria 6, 2019); “O Quarto Rosa” (semi-finalista do Prémio Oceanos 2019, Corsário-Satã (Brasil)), “A Importância do Pequeno-almoço” (Fresca Edições, 2020) e “Quem me comeu a carne” (Nova Mymosa, 2022).



CONCEIÇÃO LIMA

Conceição Lima
[São Tomé e Príncipe, 1961 - ]

Estudou jornalismo em Portugal. Em São Tomé e Príncipe trabalhou e exerceu cargos de direção na rádio, televisão e na imprensa escrita. É licenciada em Estudos Afro-Portugueses e Brasileiros pelo King’s College de Londres e mestre em Estudos Africanos, com especialização em Governos e Políticas em África, pela School of Oriental and African Studies (SOAS), de Londres. Foi durante vários anos jornalista e produtora dos Serviços de Língua Portuguesa da BBC. Atualmente é jornalista da TVS, Televisão São-Tomense. Tem poemas dispersos em jornais, revistas e antologias de vários países. O Útero da Casa foi o seu primeiro livro de poesia.



CARLOS EURICO DA COSTA

Carlos Eurico da Costa
[Viana do Castelo, 1928 - Lisboa, 1998]

Poeta, foi na década de quarenta fundador, com Mário Cesariny, António Maria Lisboa e Cruzeiro Seixas, do Grupo Surrealista português, tendo mesmo participado, como artista plástico, na Primeira Exposição dos Surrealistas com um conjunto de desenhos intitulado Grafoautografia. Dentre as atividades a que se dedicou, contam-se o jornalismo, a crítica cinematográfica, a edição, as relações públicas e a publicidade. Tem colaboração dispersa por diversas revistas, nomeadamente Árvore (1951-1953), Seara Nova, A Serpente (1951) e Colóquio/Letras. Foi presidente da Associação Portuguesa de Escritores, e foi durante o seu mandato que ali foram recriados os prémios daquela agremiação. Foi também tradutor.


23ª EDIÇÃO DO FESTIVAL LITERÁRIO POESIA À MESA

A 23.ª edição do festival Poesia à Mesa transforma São João da Madeira num imenso palco de palavras, onde a poesia ganha vida nos mais diversos cenários do quotidiano.

De 1 a 23 de março, a cidade celebra a poesia de seis grandes nomes da literatura de língua portuguesa: Carlos Eurico da Costa, Conceição Lima, Francisca Camelo, João Luís Barreto Guimarães, João Pedro Mésseder e Rosa Oliveira.

A conferência de imprensa de apresentação da 23ª edição decorreu hoje, na Biblioteca Municipal.

Conheça os destaques da programação através do link: https://biblioteca.cm-sjm.pt/.../festival-liter225rio...