segunda-feira, 9 de março de 2020

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PINTURA "DUOMO" DE DIANA COSTA

Na passada sexta-feira, dia 6 de março, pelas 18h00, decorreu a inauguração da exposição de pintura "Duomo" da artista plástica sanjoanense Diana Costa, na qual marcaram presença alguns familiares, muitos amigos e admiradores.

Esta é a sua primeira exposição individual em S. João da Madeira, sua terra natal e surge como desafio a um convite que lhe foi endereçado no âmbito do Festival da Poesia à Mesa, no ano em que este festival atinge a sua 18ª edição.

As obras expostas são "a resposta ao desafio de criar um trabalho criativo em que tinha de ter como referência um autor ou um poeta" daí fazer "todo o sentido a referência textual e musical", recaindo a escolha, do livro "Ruído branco", letras e melodias da cantautora brasileira Ana Carolina,  como referência para todo o processo criativo.

Diana Costa conta-nos que "Utilizando um processo criativo para as imagens onde se ocultam e mostram intencionalmente determinados elementos, a minha pintura funciona como uma apropriação dos elementos gráficos identificáveis em sinais puramente plásticos cumprindo uma missão subversiva relativamente à imagem inicial. Há sempre tinta. Há sempre cor, mas nunca só cor.
Com a sensibilidade natural para as potencialidades formais e para a plasticidade metafórica dos materiais, procuro utilizá-los de uma forma simultaneamente sensual e significante.
Faço-o a partir das minhas próprias situações reflexivas no ato de pintar: a colagem, a sobreposição e a cor. Perguntando, dizendo, e pensando, vou compreendendo e explorando uma campo imagético carregado de evidências, segundo o qual o discurso pictórico se liga instantaneamente num indissociável choque de matéria e de expressão."

Esta mostra estará patente na receção da Biblioteca até 18 de abril.

Visite-a, no horário de funcionamento da Biblioteca, entre as 10h00 e as 18h30.