quarta-feira, 12 de março de 2008

Jane Austen

(16 de Dezembro de 1775 - 28 de Julho de 1817) foi uma escritora inglesa proeminente, considerada geralmente como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare. Ela representa um exemplo de uma escritora cuja vida protegida e recatada em nada reduziu a estatura e o dramatismo da sua ficção.
Nasceu na casa da paróquia de Steventon, Hampshire, Inglaterra, tendo o pai sido sacerdote e vivido a maior parte de sua vida nesta área. Ela teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, com a qual era muito íntima.
O único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço colorido feito por Cassandra, que se encontra agora na galeria nacional de arte (National Gallery) em Londres.

A "cottage" em Chawton onde Jane Austen viveu, hoje a casa-museu

Os seus irmãos, Frank e Charles serviram na marinha, tendo se tornado almirantes. Em 1801 a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde o seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). Esta casa está hoje aberta ao público. Jane nunca se casou; foi noiva de um rapaz muito mais novo que ela, Harris Bigg-Wither, mas mudou de opinião.
Tendo-se estabelecido como romancista, continuou a viver em relativo isolamento, na mesma altura em que a doença a afecta. Pensa-se que ela poderá ter sofrido de doença de Addison, cuja causa era então desconhecida. Viajou até Winchester para procurar uma cura mas faleceu ali, tendo sido sepultada na catedral.

Sem comentários: