terça-feira, 4 de março de 2008

Poesia à Mesa durante o mês de Março

As palavras dos poetas ao encontro do público, a partir de dia 12

Pinturas em tela sobre Miguel Torga vão estar patentes na galeria dos Paços da Cultura de S. João da Madeira. Graça Morais é um dos nomes representados nesta exposição que abre a 12 de Março, quarta-feira, às 21 horas, no âmbito da “Poesia à Mesa”.

Até ao final do mês, um programa diversificado leva as palavras dos poetas ao encontro do público, em suportes como bases de copos, aventais, toalhetes, saquetas de açúcar... Este ano, os autores homenageados – cujos rostos e versos vão aparecer no material promocional – são Adélia Prado, Jorge de Sena, José Luís Peixoto, Maria do Rosário Pedreira, Natália Correia e Vitorino Nemésio.

A Biblioteca vai à Praça

A partir de 12 de Março, há muitas iniciativas para promover a poesia em S. João da Madeira. Na Praça Luís Ribeiro decorre, até dia 18, uma feira do livro e do disco, com muita animação. É dessa forma que “A Biblioteca vai à Praça”.

Na mesma zona, a “Poesia na Corda” disponibiliza um “estendal” com folhas de papel em branco para os transeuntes aí escreverem. Haverá ainda distribuição de livros pelos cafés, “Ementas Poéticas” nos restaurantes e “Chá das Cinco” nas confeitarias.

Francisco Mendes e Guida Maria

A 14 de Março, os bares da zona pedonal de S. João da Madeira serão locais de paragem da Peregrinação Poética que se inicia às 22 horas. No dia seguinte, às 10h30, há a apresentação e declamação de poemas, nos Paços da Cultura, tendo como protagonistas as crianças e os idosos participantes em workshops de poesia.

A seguir, pelas 11h45, realiza-se a Procissão Poética, pelas ruas e zona pedonal. Às 21h30, as atenções voltam-se de novo para os Paços da Cultura, para um encontro com o músico e apresentador de TV (Top+) Francisco Mendes e a actriz Guida Maria.

À Mesa com Poesia

Nesses dois dias, 14 e 15 de Março, nos restaurantes da zona pedonal vai ser possível estar “À Mesa com Poesia”, através da declamação de textos dos seis autores homenageados na campanha. Com início nesse fim-de-semana, realiza-se um concurso de montras do comércio local, sob a designação “Páscoa com Poesia”.

A 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, a Praça Luís Ribeiro será, durante a tarde, o “ateliê” do workshop “Roupa com Poesia”. A encerrar o programa, a 27 de Março, às 22 horas, há um Filo-Café, no Bar “Art7<”, uma tertúlia com poesia, pintura e fotografia.