sexta-feira, 14 de março de 2014

CONVITE -Inauguração da Exposição de Pintura e Poesia “Entre as mãos e o sonho” de Adão Cruz e João Alexandre, pelas 18 horas

O programa oficial da Campanha Poesia à Mesa 2014 arranca hoje com a inauguração da Exposição de Pintura e Poesia “Entre as mãos e o sonho” de Adão Cruz e João Alexandre, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal.
A mostra ficará patente de 14 de Março a 14 de Abril.


“Entre as mãos e o sonho” 
Entre as mãos e o sonho nascem as coisas. E as coisas são de água e pedra, de dor e alegria, de cor e sombra de realidade e fantasia. E também são de poesia as coisas que nascem entre as mãos e o sonho, as coisas da vida.
A criação não precisa de donos e intérpretes mas de sentimentos, de encontros e desencontros no desenrolar das coisas entre as mãos e o sonho.
As coisas não nascem dos dias seguidos e de acasos, mas das horas sem tempo dos dias vividos entre o ontem e o amanhã na realidade e absurdo do hoje e agora.
A eterna beleza permanece entre as mãos e o sonho, a luz incendeia a esperança onde vive a angústia e o que somos por dentro desnuda a forma de moldar as coisas.
Entre as mãos e o sonho há uma vasta planície de esperança, uma montanha mágica de silêncio e uma calma harmonia do mar que nos fazem emigrar para fora de nós mesmos.
Depois vem a lua e os braços do luar como algas de luz, depois vem o sonho recuperar a paz do fundo do mar.


Adão Cruz
Natural de Vale de Cambra. Escreve desde jovem e pinta desde a década de oitenta. Tem nove livros publicados.
Várias exposições de pintura em Portugal e outros países.

João Alexandre
Nasceu em 1960 em Sever do Vouga.
Em 1982 licenciou-se em artes plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Em 1992 estabeleceu-se como artista plástico no Porto.
Desde essa altura tem realizado exposições individuais e coletivas em locais como:
Prémio Baviera de Pintura – Fundação de Serralves, Porto (2000); Museu Nacional Santos Rocha – Figueira da Foz (2001);Palácio Foz -  Lisboa (2002); “Europa Arte Languases” Spazio, Lab. Del Liceu Artístico – Milão, Itália (2003); Galeria BNC Art Barcelona, Espanha (2003); “Ambiguidades” Museo de Cáceres – Cáceres, Espanha (2006); “Statos Quo” Galerie Révol – Oloron Sainte-Marie, França (2007); “Regardes Croisés” Galerie Art et Vision – Genève, Suisse (2007); “Modus Operandi” Centro das Artes do Espectáculo – Sever do Vouga (2010).