quarta-feira, 25 de março de 2015

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "EM VEZ DO SILÊNCIO" DE EDUARDO LEAL

Na próxima 5ª feira, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal, decorrerá a sessão de apresentação do livro “Em vez do silêncio” de Eduardo Leal.

A apresentação estará a cargo de Renato Cardoso e leituras por Rui Spranger e Celeste Pereira, intercaladas por momentos musicais de Rui David.

Contamos com a sua presença.



"Em vez do silêncio" de Eduardo Leal

O actor e encenador, Rui Spranger é desde 2003 o responsável pelas míticas noites de poesia do histórico bar Pinguim Café no Porto. Tem participado em inúmeros recitais e apresentações/lançamentos de livros de vários escritores. Destacam-se as participações nas Quintas de Leitura, no "Poesia e Contos - judaísmo" do Teatro Nacional D. Maria II, no "Encontro Nacional de Dizedores de Poesia" na Ilha Terceira e nas apresentações/lançamentos de livros de escritores como Manuel António Pina, Álvaro Magalhães, Valter Hugo Mãe, Tolentino Mendonça, João Luís Barreto Guimarães, José Fanha, Eduardo Leal, Renato Filipe Cardoso, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Joaquim Castro Caldas, entre outros. Destacam-se também os espetáculos de "Stand up Poetry" que tem desenvolvido com o colectivo R.I.R. (Renato Filipe Cardoso, Isaque Ferreira, Rui Spranger).

O músico Rui David é também residente das noites de poesia do Pinguim Café. Para além de toda a carreira a solo, acompanha regularmente dizedores como Pedro Lamares ou Renato Filipe Cardoso.

A poeta Celeste Pereira é também dizedora regular de poesia, participando regularmente nas “quintas de leitura” e sendo convidada habitual para apresentações de livros de poesia.

Renato Filipe Cardoso  — é poeta galardoado com um prémio, menções honrosas e várias publicações em jornais e revistas literárias, já venceu um prémio na área do conto fantástico e editou um livro para crianças. É “diseur” convidado das Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre, onde também participa esporadicamente com o projecto videográfico “Rua da Poesia”. Participou no programa “Um Poema por Semana” do Canal 2, da autoria de Paula Moura Pinheiro, e semanalmente colabora nas noites de Poesia do Pinguim Café, onde foi “diseur” residente entre 1991 e 1993. Editou vários livros de Poesia, “Aprendiz de Dourado” (livro nomeado para o prémio “correntes de escrita – 2015), “Cavalo de Troika”, “Máquina de lavar corações”, “Yuky-onna blues” e “Canibalírico”. Tem também participação em vários livros coletivos.