segunda-feira, 13 de março de 2017

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA E POESIA "TERRA"



Na passada 6ª feira, pelas 21h30, decorreu a inauguração da Exposição de Fotografia e Poesia Galego-portuguesa intitulada "Terra", cedida pela Associação Cultura que Une, na qual marcaram presença a Sra. Engª Verónica Pinto, filha do famoso fotógrafo Eduardo Teixeira Pinto, de Amarante, promotora  da Associação Cultura que Une e alguns fotógrafos que participaram neste projeto, nomeadamente, Catarina Almeida e António Pinto.

Marcaram presença também o Vice-Presidente da Câmara da cidade, Dr. Paulo Cavaleiro e a Chefe de Divisão da Cultura, Suzana Menezes.

Cultura que Une é uma associação constituída por diferentes fundações, associações, empresas, agentes culturais e particulares da Galiza e do Norte de Portugal que tem como objetivo aprofundar o reencontro e a redescoberta do património comum, desenvolvendo para este efeito atividades em que a cultura e a atividade empresarial caminham juntas em direção ao mesmo fim: a revalorização da Gallaecia.

 A exposição de fotografia e poesia  reúne fotógrafos e poetas que partilham por pares as suas particulares maneiras de ocupar a folha em branco. A exposição teve o seu ponto de partida num conjunto de fotografias às quais se juntaram poemas, inéditos e não só, que foram aconchegados para fornecer outros pontos de fuga.

O resultado é um mosaico memorável, multidisciplinar e multiperspectivado. 

Fotografias de: António Pinto, Anxo Cabada, Catarina Almeida, Diogo Cardoso, Fernando Ribeiro, Iván Merayo, João Madureira, Maribel Valdivieso Varela, Santi Amil, Xosé Luís Alonso. 

Poesia de: Alfredo Ferreiro, Amadeu Baptista, António Fortuna, Berta Dávila, Carlos Da Aira, João Madureira, José Braga-Amaral, Ramiro Torres, Virgínia do Carmo, Yolanda Castaño.

 Esta mostra que une a arte poética e a arte fotográfica, ficará patente até 17 de Abril.